Depois de tentar de todas as maneiras possíveis a solicitação de um serviço pela Prefeitura de São Paulo, utilizei pela primeira vez um site que ajuda o cidadão a resolver seus problemas. Depois de uma semana meu pedido foi atendido. Antes, como cidadã, recebia da Prefeitura apenas um número de protocolo e ficava aguardando, aguardando...
Sou imensamente grata aos organizadores do site por terem me ajudado. Inclusive concedi entrevista à TV Cultura, falando sobre a eficácia da prestação de serviço deles. Realmente, por lá, consegui enviar um vídeo, fotos, contar a história como e da maneira que eu quis, sem limite de caracteres ou restrição de formato.
Pude reclamar assuntos pertinentes à Sub, Zoonoses, Polícia, CET, todos no mesmo tópico, o que seria impossível através do site da Prefeitura. Pude receber comentários de outros cidadãos paulistanos, ver outras ocorrências e posso ainda enviar quantas solicitações quiser, e dar palpites nas solicitações de quem eu quiser. Isso é magnífico. Antes da internet, esse movimento jamais seria possível.
Mas as perguntas que faço, como membro do Conselho Consultivo do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo são:
- Se antes de meu cadastro no site não havia possibilidade da Prefeitura atender meu pedido, por que, depois dele, o serviço rapidamente foi executado?
- Houve favorecimento no atendimento?
- As imagens fizeram a Prefeitura realmente confirmar a veracidade das informações por mim prestadas no SAC? (Se essa for a resposta, creio que um campo para o envio de vídeos seja urgentemente disponibilizado pelo site da Prefeitura).
- De que maneira esses sites cobram o serviço da Prefeitura? (Quais métodos são usados por eles?)
- Por que a Prefeitura se sente ameaçada pelos veículos de imprensa?
Diante dessas e de muitas outras perguntas que me faço, e, sabendo que as intenções desses sites também englobam fins lucrativos, temo pelos que não têm acesso ao computador, à internet, aos equipamentos tecnológicos. Temo pelos que estão na fila do site da Prefeitura, ou que solicitam serviços por telefone ou pessoalmente, nas Subs. Temo pelas associações que podem ser feitas entre funcionários públicos e empresários sociais. Temo pela lisura e transparência dos serviços.
Minha sugestão, que não é apenas minha mas de muitos que se pronunciam em reuniões comunitárias, é que exista um prazo para a execução do serviço. Que saibamos quantos estão na nossa frente, quantos são atendidos por dia (como nas filas dos transplantes de órgãos). E, caso haja favorecimento no atendimento, que os motivos sejam divulgados para que todos possam entender a lógica do funcionamento da administração pública.
Precisamos estar atentos e vigilantes para que veículos de comunicação sejam mais uma ferramenta no exercício da cidadania, mas nunca um braço extra para a corrupção de funcionário, órgão ou empresa pública, em nosso já tão frágil sistema administrativo. Que o formato desse site seja um exemplo a ser seguido pela Prefeitura, mas que os serviços que cabem à ela, enquanto forem de sua responsabilidade, não sejam terceirizados jamais.
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