São eles:
- Fazer a minha parte. Habitualmente sempre a minha. Excepcionalmente as partes dos outros. Porque se eu fizer sempre a parte do outro, ele vai se acomodar. E vai achar que essa obrigação é minha e não dele. Ou vai pensar que já que eu faço, ele não precisa fazer. Ou mais provavelmente vai pensar que eu sou boba. E também estarei ajudando a maquiar a atuação do serviço público em minha região.
- Reportar ao poder público minhas necessidades. E informar os endereços das ocorrências.
- Informar a ouvidoria sobre a qualidade da prestação de serviços. Tanto elogios quanto críticas.
- No âmbito das ideias, o cerne da questão está em ajudar o poder público a otimizar recursos e prestar serviço de qualidade, seja ajudando o futuro servidor a ter consciência sobre sua função social (os cursos preparatórios para carreiras públicas são oásis inexplorados), educando para a cidadania nas escolas, enviando ideias ou desenvolvendo projetos sociais.
"Reportar ao poder público minhas necessidades. E informar os endereços das ocorrências.".
Imagino que voce ja conheça o site SAC SP (http://sacsp.mamulti.com/). Se não conhece veja a reportagem da penultima Exame http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0968/tecnologia/hackers-gov-558552.html
Foi uma ideia genial de um garoto que conseguiu uma forma de tabular e disponibilzar dados sobre as principais reclamaçoes de cidadãos na Cidade de São Paulo. Quem sabe as informaçoes lá nao te ajudem a traçar uma estratégia de batalha priorizando as reclamaçoes e suas localizaçoes? Posso te ajudar nisso.
Quem sabe voce nao consegue entrar em contato com o cara e compartilhar idéias?